Entenda a diferença entre Placa vibratória e Compactador de Solo:

O compactador e a placa vibratória, apesar de parecidos, são equipamentos com especificações muito diferentes. É importante conhecer cada um deles para não errar na hora de preparar o solo de uma obra.

Ambos os equipamentos são muito alugados em nossas lojas.

Características e indicações

O compactador é uma máquina comum. Ele também é chamado de sapo, sapinho ou compactador de percurssão. Seu poder de compactação é muito maior que o da placa vibratória, o que faz com que ele seja o mais indicado para solos que apresentam desnível.

Portanto, o compactador é usado em solos que precisam de nivelamento, enquanto a Placa Vibratória é indicada para pequenas correções, para retificar o terreno, ou para asfalto.

Quando usar o compactador

A principal função do compactador é preparar o solo. Além de nivelar o terreno, ele retira o ar entre os grãos. Dessa forma o terreno ganha mais resistência e fica preparado para uma nova camada, ou para receber uma placa de concreto, por exemplo. 

O compactador pode ser usado em areia, cascalho, terra e salibro. Ele não é indicado para asfalto, pois sua sapata é feita de madeira.

Quando usar a placa vibratória

Já a Placa Vibratória é indicada para terrenos que precisam apenas de uma retificação, pois ela é capaz de corrigir pequenas imperfeições e buracos. A placa vibratória também é o equipamento mais indicado para preparar o asfalto.

Além disso, por exercer uma pressão menor e igualmente distribuída pela superfície, a placa vibratória é indicada para compactação de malha de brita. O compactador, nesse mesmo tipo de material, causaria o afundamento da brita em cada ponto de compatação.

• Não há custos com manutenção;

• Quando se aluga equipamentos, se aumenta a capacidade nos momentos de urgência;

• O transporte é mais fácil e, geralmente, realizado pela empresa contratada;

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
mais

Posts relacionados

A Importancia dos EPIs

Diariamente, inúmeros trabalhadores estão expostos a situações de risco, seja ele mínimo, moderado ou alto. Uma das principais formas de mitigar esses riscos e contribuir

Aluguel de andaimes: vantagens

O aluguel de andaimes em uma obra é de extrema importância para garantir a segurança das pessoas, uma vez que a sua função é fornecer