BALANCIM MANUAL:
Muitas vezes encontrado como Plataforma Suspensa manual, esse modelo é muito leve e prático de montar, onde sua movimentação é feita através de manivelas acionadas pelo operador.
Além disso, ele possui plataformas modulares, que permitem sua montagem em L. Possui formato de gaiola e é suspenso na parte externa da construção. Seus cabos de aço são calculados de forma a garantir a segurança dos trabalhadores.
Seu uso mais comum é em reformas e manutenção de fachadas, acabamento, lavagem, instalação de dutos e tubulações. Mas pode ser utilizado também para colocação de vidros em edifícios, obras em geral e montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas.
BALANCIM ELÉTRICO:
Muitas vezes encontrado como Plataforma Suspensa Elétrica, esse equipamento funciona através de comandos de subida e descida por meio de cabos de aços. É locomovido por dois motores elétricos em cada extremidade com painel de comando.
Assim, o balancim elétrico é capaz de deslocar homens, materiais e ferramentas a diferentes pontos de forma rápida e segura. Por diminuir consideravelmente o tempo de trabalho e tornar a obra mais eficiente, esse balancim possibilita uma grande economia de mão de obra.
Suas plataformas vão de 1 a 6 metros de comprimento. Sua montagem é simples e a capacidade de carga média é de 300 quilos. Sua logística é fácil e o equipamento possui sistema de trava quedas automáticas.